Yanni nasceu em Kalamata, na costa do Mediterrâneo, em 1954. Filho de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. Segundo de três filhos, Yanni tem um irmão e uma irmã mais nova. Compartilhando um amor profundo pela música, a família passou a maior parte de seu tempo tocando e cantando juntos.

A música não era o único talento de Yanni. Em 1969, com 14 anos, Yanni quebrou o recorde de natação nacional grega de 50 metros nado livre. Embora ele pudesse ter continuado com essa habilidade, ele optou por percorrer um caminho diferente, aquele que eventualmente o levou a partilhar o seu dom musical com o mundo.
Sua infância na Grécia, e seu amor por seu país natal, Yanni deu a sua inspiração para compor canções como "Santorini", "Nostalgia" e "Acroyali."
Em 1972, com o incentivo de seus pais, Yanni deixou sua terra natal para estudar na Universidade de Minnesota. Entre os seus estudos, ele tocou em uma banda de rock and roll local e começou a desenvolver seu estilo musical com piano e teclados eletrônicos para criar novos sons.
Apesar de uma nova cultura, um novo clima, e uma nova linguagem, Yanni graduou-se pela Universidade de Minnesota em 1976 com o título de Bacharel em Psicologia. Após a formatura, ele decidiu dedicar seu esforço 100% à música por um ano. Ele precisava entender melhor as forças motrizes artísticas que tinham sido uma parte tão grande da sua infância. Foi durante este ano que ele escolheu fazer a música a sua vocação.

1977-1984
"Rock and Roll - The Days Chameleon"
Yanni tocou teclados para Chameleon, a banda de rock and roll que se tornou conhecida nas cidades de Minneapolis e St. Paul. Estimulado pelo sucesso, Chameleon iniciou a turnê regional - através de Minnesota, Wisconsin, Chicago, Iowa, e as Dakotas. Eles também produziram dois álbuns de forma independente durante esse tempo.
Até agora Yanni sabia que seu futuro seria a música, e ele usou sua experiência com teclados eletrônicos para começar a criar suas próprias composições. "Optimystique", seu primeiro álbum solo, foi lançado de forma independente em 1980.
1985-1990
"Yanni"
Yanni concentradamente continuou a perseguir a sua paixão para criar música. Ele explorou o mundo da música eletrônica, novos sons e instrumentos, e composição. Este era um momento muito produtivo e ocupado por Yanni. Ele lançou dois álbuns e trabalhou em um terceiro antes de se mudar para Hollywood, a capital da indústria cinematográfica, onde gravou e lançou três álbuns mais. Ele também re-lançou "Optimystique".
Em 1990, o Dallas Symphony Orchestra acompanhou, em um concerto, Yanni, acrescentando uma nova dimensão ao seu estilo único e um prelúdio do que estava por vir.
1996-1998
"Uma Viagem Global - World Tour" Tribute
Yanni prosseguiu o maior desafio de sua carreira - para se tornar o primeiro artista ocidental a executar, tanto no Taj Mahal na Índia quanto na Cidade Proibida, na China. Ambos os locais apresentavam obstáculos únicos e difíceis, mas mais uma vez, a persistência e paciência de Yanni foram pagas através de concertos de grande sucesso. O álbum “Tribute” foi lançado no outono de 1997, e grande parte das músicas foram escritas com essas duas localizações em mente. O DVD também intitulado Tribute, foi filmado durante estes dois acontecimentos. O resultado foi uma combinação excepcional de músicos extraordinários, paisagens inspiradoras, e um movimento inconteste da paz mundial e harmonia, todos reunidos pela visão de um único artista. O especial foi visto por uma audiência coletiva de cerca de 250 milhões de pessoas. Em conjunto com o seu desempenho Yanni doou a renda do show para ajudar a preservar o Taj Mahal.
Em paralelo com o lançamento de "Tribute", Yanni embarcou em seu recorde de nove meses, mais de 100 cidades na turnê. Começando na Cidade do México, Yanni tornou-se o primeiro artista estrangeiro a vender cinco shows consecutivos no Auditório Nacionale. Yanni tocou em 10 consecutivos shows esgotados no Radio City Music Hall, em Nova York, a primeira vez que isso tinha acontecido desde 1993. O "tour" Tribute foi a turnê mais vendida durante o primeiro semestre de 1998, e foi classificada como # 2 para o ano inteiro.
1998-2000
"If I Could Tell You"
Seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, "If I Could Tell You", lançado em 2000, após um período de dois anos. Foi um trabalho muito pessoal e introspectivo que arrancava alguns dos elementos grandiosos encontrados em seus álbuns anteriores. A mudança de direção não foi menos inspiradora, mas refletiam mudanças em sua vida pessoal, bem como uma passagem para a costa leste e um vislumbre do coração Yanni.
2000-2005
"Ethnicity"

Logo após o lançamento de seu livro, Yanni realizou uma inédita turnê norte-americana em novembro de 2004. A turnê começou no Mandalay Bay Hotel & Resort em Las Vegas, NV. O desempenho foi gravado e filmado para o que viria a ser primeiro CD ao vivo, em 2006, o Yanni Live! The Concert Event. A turnê gigantesca incluiu cerca de 150 shows, com a presença de mais de 1 milhão de fãs no total, tornando-se, segundo a revista Billboard, a maior de bilheterias por três anos consecutivos!
2006-2009
"Yanni Voices"
Depois de um tempo reflexivo, Yanni experimentou uma outra direção. Yanni, explica: "Eu sempre faço música instrumental, mas agora eu estou apenas tentando expandir meus horizontes e abrir as portas para algum talento incrível que possa dar voz e letras de músicas para o meu trabalho."
O multi-artista indicado ao Grammy estava lançando Yanni-Wake Entertainment, sua empresa recém-formada com o companheiro, o ganhador de Grammy e vencedor do Oscar, produtor/compositor, Ric Wake. Esta empresa emocionante não só continuou a criar música, mas também começou a desenvolver novos artistas talentosos, compor músicas para filmes e participar na produção de filmes e televisão. Yanni Wake Entertainment contratou Nathan Pacheco, Chloe, Ender Thomas e Leslie Mills.
Sua turnê mais recente, Yanni Voices: Live in Concert, em 2009 foi um grande sucesso. Viajou por toda América do Norte com shows esgotados, incluindo o Radio City Music Hall e casas cheias em todo o México. A turnê foi nomeada para o Lunas del Auditorio e foi prestigiada com o prêmio de apoio gráfico mexicano Yanni topping de lançamento: Yanni Voces (CD) e Yanni Voices (CD).
Yanni Voces atingiu o # 1 no México Pop Charts. O recente lançamento em DVD do Yanni Voices: Live in Concert alcançou o número um da Amazon, na lista dos mais vendidos na primeira semana de vendas e foi um sucesso de angariação de fundos para a PBS.
Em sua nova direção, Yanni diz: "Eu estou olhando para a próxima fase da minha evolução. Tendo tantos anos dedicados à esta arte, eu sinto a obrigação de mantê-la, ou pelo menos continuar a me desenvolver. Não há regras. É tão emocionante. E vamos surpreender as pessoas. Fique atento. Para as coisas acontecerem na vida, você tem que ter fé e paixão. Agora é o melhor momento da minha vida. "
Em sua carreira longa e notável, Yanni provou ter sido abençoado com fé e paixão em abundância.
Fontes: Yanni.com e Yanni Brasil
Oi Thaís!
ResponderExcluirNo Natal eu vi dois dvd's do Yanni pela primeira vez. Ele é sensacional!
Logo que vi a capa do dvd, lembrei-me que você havia postado algo sobre ele, mas até então, pelo fato de eu não conhecê-lo, não tive uma vontade despertada para ler. Mas, agora, impressionado com o trabalho dele, esta postagem fez todo sentido.
Parabéns!
Oi João, que bom poder contribuir com a música de alguma forma e levar conhecimento aos meus amigos do Blog.
ResponderExcluirAbraço...
nossa o yanni na minha vida é tudo não vivo sem ele, as músicas dele são uma calma no meu corão ! adoro suas músicas! parabens pelo talento, que deixa muito encantados!
ResponderExcluirA música,desse grande maestro,me emociona sempre que as ouço.Os dvds são fantásticos! Deus é maravilhoso,de enviar a terra um ser sublime,que toca a nossa alma com tantas belezas musicais.Agradeço a Deus por ser uma criatura com sensibilidade para poder admirar esse grande músico,ter a faculdade da audição,da visão,etc.
ResponderExcluirAssiti hoje, por indicação do meu primo Jairo essa fantástica banda do Yanni. Que músicos geniais! Todos em seus respectivos instrumentos, dão vida e emoção a quem tem verdadeira sensibilidade pela boa música. Não o conhecia até então, mas agora virei um fã ardoroso desse espetacular multi-instrumentista, que além de ser um gênio na música, sua alegria e entusiasmo são contagiantes, sem contar o seu entrosamentos com os seus músicos. É de uma cumplicidade musical incrível. Maravilhoso!!!
ResponderExcluir