Um Pouco Mais De Música

Um Pouco Mais De Música

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Biografia Yanni


 

 Yanni nasceu em Kalamata, na costa do Mediterrâneo, em 1954. Filho de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. Segundo de três filhos, Yanni tem um irmão e uma irmã mais nova. Compartilhando um amor profundo pela música, a família passou a maior parte de seu tempo tocando e cantando juntos.
Os pais de Yanni deram uma típica vida grega para o menino. Ele cresceu pescando, nadando, e indo à escola como qualquer outro garoto de sua cidade, com uma exceção: Yanni nasceu para compor música. Começou a tocar piano aos seis anos de idade, mas se recusou a ir à aulas de piano formal. Quando criança, Yanni ouvia uma música em sua cabeça e ele simplesmente queria ouví-la sair do piano também, assim ele precisou aprender a tocar para que isso acontecesse. Ele sentiu uma certa liberdade com as teclas que poderia ter sido esmagada sob o peso da aprendizagem estruturada.


A música não era o único talento de Yanni. Em 1969, com 14 anos, Yanni quebrou o recorde de natação nacional grega de 50 metros nado livre. Embora ele pudesse ter continuado com essa habilidade, ele optou por percorrer um caminho diferente, aquele que eventualmente o levou a partilhar o seu dom musical com o mundo.

Sua infância na Grécia, e seu amor por seu país natal, Yanni deu a sua inspiração para compor canções como "Santorini", "Nostalgia" e "Acroyali."

Em 1972, com o incentivo de seus pais, Yanni deixou sua terra natal para estudar na Universidade de Minnesota. Entre os seus estudos, ele tocou em uma banda de rock and roll local e começou a desenvolver seu estilo musical com piano e teclados eletrônicos para criar novos sons.
Apesar de uma nova cultura, um novo clima, e uma nova linguagem, Yanni graduou-se pela Universidade de Minnesota em 1976 com o título de Bacharel em Psicologia. Após a formatura, ele decidiu dedicar seu esforço 100% à música por um ano. Ele precisava entender melhor as forças motrizes artísticas que tinham sido uma parte tão grande da sua infância. Foi durante este ano que ele escolheu fazer a música a sua vocação.


1977-1984
"Rock and Roll - The Days Chameleon"
Yanni tocou teclados para Chameleon, a banda de rock and roll que se tornou conhecida nas cidades de Minneapolis e St. Paul. Estimulado pelo sucesso, Chameleon iniciou a turnê regional - através de Minnesota, Wisconsin, Chicago, Iowa, e as Dakotas. Eles também produziram dois álbuns de forma independente durante esse tempo.
Até agora Yanni sabia que seu futuro seria a música, e ele usou sua experiência com teclados eletrônicos para começar a criar suas próprias composições. "Optimystique", seu primeiro álbum solo, foi lançado de forma independente em 1980.


1985-1990
"Yanni"
Yanni concentradamente continuou a perseguir a sua paixão para criar música. Ele explorou o mundo da música eletrônica, novos sons e instrumentos, e composição. Este era um momento muito produtivo e ocupado por Yanni. Ele lançou dois álbuns e trabalhou em um terceiro antes de se mudar para Hollywood, a capital da indústria cinematográfica, onde gravou e lançou três álbuns mais. Ele também re-lançou "Optimystique".
Em 1990, o Dallas Symphony Orchestra acompanhou, em um concerto, Yanni, acrescentando uma nova dimensão ao seu estilo único e um prelúdio do que estava por vir.


1996-1998
"Uma Viagem Global - World Tour" Tribute
Yanni prosseguiu o maior desafio de sua carreira - para se tornar o primeiro artista ocidental a executar, tanto no Taj Mahal na Índia quanto na Cidade Proibida, na China. Ambos os locais apresentavam obstáculos únicos e difíceis, mas mais uma vez, a persistência e paciência de Yanni foram pagas através de concertos de grande sucesso. O álbum “Tribute” foi lançado no outono de 1997, e grande parte das músicas foram escritas com essas duas localizações em mente. O DVD também intitulado Tribute, foi filmado durante estes dois acontecimentos. O resultado foi uma combinação excepcional de músicos extraordinários, paisagens inspiradoras, e um movimento inconteste da paz mundial e harmonia, todos reunidos pela visão de um único artista. O especial foi visto por uma audiência coletiva de cerca de 250 milhões de pessoas. Em conjunto com o seu desempenho Yanni doou a renda do show para ajudar a preservar o Taj Mahal.
Em paralelo com o lançamento de "Tribute", Yanni embarcou em seu recorde de nove meses, mais de 100 cidades na turnê. Começando na Cidade do México, Yanni tornou-se o primeiro artista estrangeiro a vender cinco shows consecutivos no Auditório Nacionale.  Yanni tocou em 10 consecutivos shows esgotados no Radio City Music Hall, em Nova York, a primeira vez que isso tinha acontecido desde 1993. O "tour" Tribute foi a turnê mais vendida durante o primeiro semestre de 1998, e foi classificada como # 2 para o ano inteiro.


1998-2000
"If I Could Tell You"
Seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, "If I Could Tell You", lançado em 2000, após um período de dois anos. Foi um trabalho muito pessoal e introspectivo que arrancava alguns dos elementos grandiosos encontrados em seus álbuns anteriores. A mudança de direção não foi menos inspiradora, mas refletiam mudanças em sua vida pessoal, bem como uma passagem para a costa leste e um vislumbre do coração Yanni.


2000-2005
"Ethnicity"
Em fevereiro de 2003, Yanni lançou Ethnicity, seu 13° álbum. O álbum sinalizou outra mudança na direção criativa e provou ser um prenúncio do que estava por vir. Yanni, mais uma vez, explorou os sons potentes da sinfonia que marcou alguns de seus trabalhos anteriores, mas também incorporou mais texturas exóticas. O álbum contou com uma série de diferentes instrumentos, a partir de um didgeridoo australiano, um violino celta, um duduk armênio e uma tabla indiana, bem como uma variedade de vozes humanas, sob a forma de árias de solo, grupo de cantos e até mesmo letras de músicas, uma rara partida para o instrumentista. No mesmo ano também viu a publicação da sua autobiografia Miramax Books, "Yanni In Words", um best-seller do New York Times. É um olhar reflexivo sobre os desafios, as lições, os sonhos e os obstáculos na vida de Yanni.
Logo após o lançamento de seu livro, Yanni realizou uma inédita turnê norte-americana em novembro de 2004. A turnê começou no Mandalay Bay Hotel & Resort em Las Vegas, NV. O desempenho foi gravado e filmado para o que viria a ser primeiro CD ao vivo, em 2006, o Yanni Live! The Concert Event. A turnê gigantesca incluiu cerca de 150 shows, com a presença de mais de 1 milhão de fãs no total, tornando-se, segundo a revista Billboard, a maior de bilheterias por três anos consecutivos!


2006-2009
"Yanni Voices"
Depois de um tempo reflexivo, Yanni experimentou uma outra direção. Yanni, explica: "Eu sempre faço música instrumental, mas agora eu estou apenas tentando expandir meus horizontes e abrir as portas para algum talento incrível que possa dar voz e letras de músicas para o meu trabalho."
O multi-artista indicado ao Grammy estava lançando Yanni-Wake Entertainment, sua empresa recém-formada com o companheiro, o ganhador de Grammy e vencedor do Oscar, produtor/compositor, Ric Wake. Esta empresa emocionante não só continuou a criar música, mas também começou a desenvolver novos artistas talentosos, compor músicas para filmes e participar na produção de filmes e televisão. Yanni Wake Entertainment contratou Nathan Pacheco, Chloe, Ender Thomas e Leslie Mills.
Sua turnê mais recente, Yanni Voices: Live in Concert, em 2009 foi um grande sucesso. Viajou por toda América do Norte com shows esgotados, incluindo o Radio City Music Hall e casas cheias em todo o México. A turnê foi nomeada para o Lunas del Auditorio e foi prestigiada com o prêmio de apoio gráfico mexicano Yanni topping de lançamento: Yanni Voces (CD) e Yanni Voices (CD).
Yanni Voces atingiu o # 1 no México Pop Charts. O recente lançamento em DVD do Yanni Voices: Live in Concert alcançou o número um da Amazon, na lista dos mais vendidos na primeira semana de vendas e foi um sucesso de angariação de fundos para a PBS.
Em sua nova direção, Yanni diz: "Eu estou olhando para a próxima fase da minha evolução. Tendo tantos anos dedicados à esta arte, eu sinto a obrigação de mantê-la, ou pelo menos continuar a me desenvolver. Não há regras. É tão emocionante. E vamos surpreender as pessoas. Fique atento. Para as coisas acontecerem na vida, você tem que ter fé e paixão. Agora é o melhor momento da minha vida. "
Em sua carreira longa e notável, Yanni provou ter sido abençoado com fé e paixão em abundância.

Fontes: Yanni.com e Yanni Brasil

5 comentários:

  1. Oi Thaís!

    No Natal eu vi dois dvd's do Yanni pela primeira vez. Ele é sensacional!

    Logo que vi a capa do dvd, lembrei-me que você havia postado algo sobre ele, mas até então, pelo fato de eu não conhecê-lo, não tive uma vontade despertada para ler. Mas, agora, impressionado com o trabalho dele, esta postagem fez todo sentido.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi João, que bom poder contribuir com a música de alguma forma e levar conhecimento aos meus amigos do Blog.


    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. nossa o yanni na minha vida é tudo não vivo sem ele, as músicas dele são uma calma no meu corão ! adoro suas músicas! parabens pelo talento, que deixa muito encantados!

    ResponderExcluir
  4. A música,desse grande maestro,me emociona sempre que as ouço.Os dvds são fantásticos! Deus é maravilhoso,de enviar a terra um ser sublime,que toca a nossa alma com tantas belezas musicais.Agradeço a Deus por ser uma criatura com sensibilidade para poder admirar esse grande músico,ter a faculdade da audição,da visão,etc.

    ResponderExcluir
  5. Assiti hoje, por indicação do meu primo Jairo essa fantástica banda do Yanni. Que músicos geniais! Todos em seus respectivos instrumentos, dão vida e emoção a quem tem verdadeira sensibilidade pela boa música. Não o conhecia até então, mas agora virei um fã ardoroso desse espetacular multi-instrumentista, que além de ser um gênio na música, sua alegria e entusiasmo são contagiantes, sem contar o seu entrosamentos com os seus músicos. É de uma cumplicidade musical incrível. Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir